Profissionais de Alta Performance

Ademir Aparecido Monteiro – Cientista e Engenheiro de Dados

 

Alguém já ouviu falar de Profissionais de Alta Performance? Ou de Alto Desempenho?
Não estou falando de um super-herói da Marvel ou da DC Comics.
Estou falando de nós, simples mortais que trabalham duro para conseguir um lugar ao sol. Pessoas iguais a nós, de carne e osso e sem nenhum super-poder.
Segue abaixo uma explicação sucinta de Profissionais de Alta Performance.

São pessoas que cuidam das relações que criam com a equipe na qual trabalham e com a empresa.  Agem de forma proativa passando confiança e respeitando as opiniões visando alcançar os objetivos propostos e aplicar o que foi aprendido numa nova etapa.

Isso é uma descrição suficiente? Não. Acho que não. Então vamos acrescentar mais algumas habilidades:
São pessoas com fácil trânsito entre o generalista e o especialista, tem uma curiosidade insaciável sobre tudo o que rodeia no seu meio profissional. Não desanimam ao primeiro problema insolúvel. A cada erro levam isso como lição aprendida.

E agora, é o suficiente para um Profissional de Alta Performance? Talvez.
Na tabela abaixo temos algumas habilidades relacionados a esses profissionais. É uma lista definitiva? Não. Claro que não. Porém são as que eu julgo muito importantes.

Eu imagino o que você, leitor, deve estar se perguntando. Então quer dizer que se eu não tiver essas habilidades não sou um bom profissional? Posso lhe afirmar que você é um bom profissional, sim. Se você chegou até aqui é porque quer aprimorar as suas habilidades para ser tornar um Profissional de Alta Performance.Algumas dessas habilidades parecem até que são invisíveis e difíceis de perceber. Porém, nos profissionais de alta performance estarão lá, trabalhando ao seu favor. Se você olhar mais de perto, irá encontrá-las.

Vamos explicar cada uma das habilidades da tabela acima. E você que está lendo, tire suas próprias conclusões para saber quais habilidades fazem parte do seu perfil e quais você precisa aprimorar.

Ultra-aprendiz
Um profissional de alta performance é um aprendiz? Sim. Porém é um ultra-aprendiz. Isso significa que a pessoa aprende em um ritmo rápido uma grande variedade de conceitos e domínios, porém sem profundidade. Neste caso são pessoas de perfil generalista.

E um especialista também é um ultra-aprendiz numa variedade muito restrita de assuntos, porém com grande profundidade.
Não sabe o que é generalista ou especialista?
Então acesse o Artigo: Generalista x Especialista  para saber mais…
Uma outra característica do ultra-aprendiz é deixar de lado o que aprendeu e aprender novamente. Sim, é isso mesmo que você entendeu. Não escrevi errado. Desaprender para aprender novamente.
O ultra-aprendiz consegue transitar facilmente entre o generalista e o especialista de acordo com as necessidades de um projeto.

Resiliência
Resiliência é a capacidade de se levantar após cair ou cometer uma falha (grande ou pequena).
O profissional que tem essa característica é capaz de crescer após cometer uma falha. Ao longo do tempo, continua aprendendo e crescendo com as falhas, chegando a um ponto da carreira que saberá onde um sistema irá falhar e atuar proativamente. E também saberá tirar vantagens das falhas.

Curioso insaciável
Ser curioso é gostar de conhecer coisas novas. Agora ser curioso insaciável é querer sempre estar conhecendo algo novo a uma velocidade impressionante.
É ter curiosidade sobre um assunto, mais profundamente. Querer entender como funciona, por exemplo, o motor de um carro, um celular, um computador. É claro que aqui estou sendo genérico, e que cada profissional vai se inclinar para um assunto na sua área de atuação.
Ter a curiosidade, por exemplo, de como o Whatsapp funciona e querer fazer um App semelhante.
Então, para ser um profissional de alta performance é necessário estar com o botão “Curioso Insaciável” sempre ligado. Com isso sempre estará na vanguarda das novas tecnologias e tendências.

Deixar o ego de lado
Você é um especialista em uma função e/ou atividade. E você não quer nenhuma pessoa dando dicas no seu trabalho. Se isso acontece, é o seu ego trabalhando por você.
Se você se apega demais aos seus conceitos e nem quer ouvir o ponto de vista de outras pessoas, isso estará levando-o a relacionamentos e soluções ruins.
Existem profissionais que se apegam demais a teoria e não percebem que a aplicação da teoria pode ser feita de muitas formas diferentes.

Quando o profissional deixa o ego de lado, ele não quer ser o mais inteligente da sala. Quer que o conhecimento seja compartilhado e realiza um debate para que seja encontrada a melhor solução para um problema. Muitas vezes, esses profissionais escutam primeiro as opiniões dos outros antes de darem a sua opinião.

Storytelling
Aqui vamos ver o seu lado Forrest Gump – O contador de Histórias. Para quem não sabe quem é esse personagem de uma olhada no link abaixo. E para que não assistiu ao filme, recomendo que assistam. Vale a pena para uma sessão de cinema em casa com pipoca e refrigerante.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Forrest_Gump

Voltando ao nosso assunto, contar histórias é a arte de comunicar ideias complexas de forma clara, para que as pessoas sejam influenciadas por ela.
Essa comunicação de ideias pode se dar por gráficos, linguagem corporal, inflexão da voz, etc. Com esses elementos sendo utilizados adequadamente, você será um grande contador de histórias e ao mesmo tempo um grande influenciador.
Ahh. E não esqueçam do humor. É parte muito importante desta habilidade, porém muito subestimada. Mas qual a relação do humor com Storytelling? Ter a capacidade incrível de aproximar as pessoas.
E numa apresentação não é preciso dar uma montanha de informações. Isso mais confunde do que ajuda. Preciso ser claro e conciso na comunicação da ideia.
E para quem está a frente de um projeto e não tiver a capacidade de storytelling, corre um grande risco do projeto naufragar.

Generosidade colaborativa
O profissional de alto desempenho sabe tudo? Claro que não.
Então, se ele não sabe tudo não pode ser um profissional de alto desempenho? Claro que ele pode.
É contraditório as duas perguntas e respostas acima? Não é contraditório. É perfeitamente plausível.
Os profissionais praticam o que chamamos de “Generosidade Colaborativa”. Fazem parte de comunidades que tem o objetivo de se ajudarem e ajudarem outras pessoas a aprender algo. Disseminam o conhecimento ao mesmo tempo que aprendem agregando conhecimento de outros profissionais.
E como o conhecimento evolui a uma velocidade que assusta, nada melhor que pertencer a uma comunidade. Seja de tecnologia, biologia, matemática, medicina, etc.
Muitos profissionais de alto desempenho sempre conseguem um tempo para ajudar outras pessoas. Sempre acham alguns minutos para entender a dificuldade dos outros profissionais ao seu redor.

Saber escutar
Saber escutar os outros antes de ir falando não é uma qualidade muito praticada.
Os Profissionais de Alta Performance sabem ouvir as pessoas. E muito atentamente. Prestam muita atenção às colocações ou explicações dos colegas e de seus gestores para melhor argumentarem. São abertos a feedbacks.
Através do que escutam, conseguem reestruturar as estratégias. Ajustam a direção buscando melhorar o resultado de um trabalho e até mesmo melhorar o desempenho pessoal e da equipe.

Positivismo
Os profissionais de alta performance sempre procuram olhar o lado positivo das situações adversas, mesmo que a situação seja extremamente negativa. Eles procuram transformar algo negativo em oportunidades para melhorar um processo / projeto. E por que não, melhorarem a si mesmo.
Desta forma, esse profissional de torna uma pessoa ativa na resolução de problemas.

Responsabilidade
Esses profissionais estão sempre cientes das suas responsabilidades e não precisam que os gestores fiquem lembrando. Ou sejam, tem a permissão de serem independentes. Também assumem os erros cometidos e encontram soluções para corrigi-los.
Cumprem os prazos das atividades desde que seja viável. E caso não for viável, expõem os motivos e negociam novos prazos.

Gestão do tempo
São profissionais que administram muito bem o tempo gerindo suas tarefas de forma organizada. Portanto são excelentes no planejamento das atividades.
Caso algo não possa ser cumprido, explicam com clareza os motivos.

Objetivos próprios
Pensaram que esses profissionais não têm objetivos próprios? É claro que tem.
Aproveitam cada oportunidade para seu próprio crescimento profissional, da equipe e da empresa.

Desafios
Os profissionais de alta performance adoram desafios. Sempre se prontificam a fazer as tarefas mais difíceis e buscam a melhor forma de realizá-la.

Compromisso com o desenvolvimento pessoal
O desenvolvimento pessoal tem valor para eles. Exigem muito de si mesmos e valorizam tudo que aprendem, seja com os acertos ou erros. Sempre com foco na aprendizagem e na aplicação do que aprendeu numa situação futura.

Fazer agora
É claro que você não é adepto do ditado: “Para que fazer agora se posso fazer depois”. Levante a mão quem nunca pensou nisso…. rs
Se você quer pertencer ao seleto grupo de profissionais de alta performance, então pare de adiar as tarefas para quando “tiver um tempo”. A alta performance é inimiga da procrastinação de tarefas.
Os profissionais mais produtivos são conhecidos por atuar de forma rápida e decidida.

Rede de relacionamento profissionais
Profissionais de alta performance, geralmente, contam com a ajuda de um mentor que ofereça conselhos sobre alguns aspectos da carreira profissional.
Esses profissionais mantém uma rede de relacionamento com outros profissionais de alta performance.

Método de concentração
Elaboram um método de concentração ou utilizam algum que seja adequado ao seu perfil.
Pode ser uma rotina diária, um ritual para se concentrar, uma agenda, etc. Criam algo que faça sentido e funciona para se manterem organizados e com foco na execução das tarefas planejadas.

Aprender com os erros
Você acha que um profissional de alta performance não erra? Se você disse sim a essa pergunta, errou.
Mesmo utilizando todas as suas habilidades, o profissional de alta performance estará sujeito a erros. E pode acontecer de não conseguir alcançar o objetivo.
O profissional não enxerga um erro ou um fracasso como um desastre. Não fica se lamentando. Esse profissional, olha para cada insucesso e enxerga a oportunidade de aprender e crescer.

Engajamento na empresa
Já ouviu essa frase: “O sucesso da empresa é o meu sucesso”.
Profissionais de alta performance se engajam com os objetivos gerais da empresa. E fazem tudo o que está ao seu alcance para que a empresa tenha sucesso.

Como se tornar um profissional de alta performance

Não existe uma receita pronta para isso. O que existe são dicas e conselhos que o ajudam a trilhar o caminho da alta performance. Aqui deixo algumas dicas:

Gerenciar suas atividades por ordem de prioridade
Saber definir e organizar suas tarefas por ordem de prioridade. As mais urgentes primeiro. As mais importantes logo em seguida. E o restante pode esperar.
Ahhhh!! Muito importante. Apesar de saber gerenciar as atividades, não significa que deva trabalhar mais horas do que o normal.
Também sabem solicitar ajuda quando for necessário para realizar as atividades.

Foco
Quando se está trabalhando é importante se concentrar na atividade. Evitar distrações.
É claro que não estou falando do método espartano de trabalho. Ou seja, não sai da cadeira nem para ir ao toilette.
Outra situação para manter o foco é não se desviar da tarefa pré-estabelecida. É claro que existem exceções. Mas não deixam que as exceções virem regras.
Planejam, determinam o que precisa entregar e qual o prazo de entrega. Daqui em diante, mantem a mente concentrada até entregar a atividade.

Melhorar as habilidades
Sempre que possível faça cursos e treinamentos. Recicle os seus conhecimentos. Participe de eventos da sua área de atuação. Leia muito sobre a sua área (jornais, revistas, livros e artigos).
Também se informe sobre assuntos gerais. São importantes para melhorar as habilidades.
Não tem tempo para ler, então aqui vai mais uma dica. Diminua seu tempo nas redes sociais. Aproveite cada momento que possa ler. No ônibus, no metrô. No carro também, ouvindo algum podcast ou notícias do dia.

Melhorar a capacidade de comunicação e integração
Se comunicar e integrar com outras pessoas faz parte do dia a dia de um profissional de alta performance.
Sempre que possível converse com seus colegas e amigos.
Se a empresa tiver uma área de convivência, reserve um tempo para ir até lá. Eu sei o que você vai falar aqui: Estamos em home office. Então agende bate-papos virtuais com os seus colegas.
Escutar os projetos dos colegas e também falar sobre os seus, faz parte da comunicação e integração.

Agradável e positivo
Tente ser mais positivo do que negativo. Positividade contagia as pessoas. Bom humor também.
A sua postura sendo agradável e positiva, com certeza vai contagiar o ambiente do seu trabalho.
Essa habilidade também pode te levar para uma liderança natural.

Conclusão
Os profissionais de alta performance tem todas essas habilidades em alta? Talvez…
E você tem essas habilidades? Se você respondeu não, não se preocupe e nem desanime pois você também pode ter essas habilidades.
Tornar-se um profissional de alta performance exige trabalho duro e dedicação, no entanto, está ao alcance de quem se compromete seriamente.
Não precisa ter todas as habilidades de uma vez. Vá trabalhando uma de cada vez. Porém não pare.

Na empresa onde você trabalha encontre outros profissionais que podem te ajudar a alcançar essas habilidades.
Essas habilidades, que podemos chamar de invisíveis, são o que fazem e diferenciam os melhores profissionais do mercado.

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