Funil de Inovação a favor da tecnologia

É provável que em algum momento da sua carreira você tenha se deparado com um modelo parecido com um funil de inovação, atividades sequenciadas intercaladas e com momentos de avaliação. E não deve ter se dado conta disso, por se tratar de uma atividade já consagrada no meio empresarial e já fazer parte da cultura de muitas delas.

Mas, afinal, o que é o Funil de inovações!?

De maneira geral, o funil de inovações é uma ferramenta que foi desenvolvida com base na observação da gestão de inovação das empresas de bens de consumo, como alimentos, eletrônicos, cosméticos, higiene e limpeza, entre outros.

Ele trata das atividades que vão desde a geração das ideias até o lançamento em 6 fases distintas: descoberta, investigação preliminar, planejamento, desenvolvimento, testes e lançamento. Entre os modelos mais conhecidos, quando o tema é abordado, está o Stage-Gate, que foi criado para ser uma prática de gestão que cria a disciplina necessária para impedir o desperdício de recursos em projetos de menor potencial.

Modelos de negócios consagrados usam o funil de inovações como uma garantia de segurança de seus produtos, mas não é só disso que se trata o funil de inovações. Novas empresas, principalmente as de tecnologia, buscam uma abordagem diferente, quando utilizam esse modelo. A garantia de um produto pronto e perfeito não é o foco principal, pois a prioridade é a maior interação com os seus parceiros e clientes. Assim as novas ferramentas para inovação são modeladas pelos próprios usuários.

Mas, por outro lado, é importante ressaltar que em qualquer mercado de atuação de uma empresa não se deve realizar um número de projetos maior do que a sua disponibilidade de recursos, pois uma das várias consequências disso será os inúmeros projetos sendo executados sem a devida atenção e dedicação. O que resulta em um grande número de insucessos.

plugins premium WordPress