A importância do PMO em seu negócio

O gerenciamento de projetos é um assunto muito recorrente no mundo empresarial, porém, seus benefícios ainda despertam curiosidade entre alguns entusiastas desse modelo. O PMO é o modelo que mais se destaca neste segmento e o que mais tem trazido apreciadores. Mas do que se trata o PMO? E porque ele é tão importante para as empresas? PMO (Project Management Office) é uma unidade individual dentro de uma organização, responsável por gerir os projetos da empresa. Dentre as várias características positivas dele estão o controle sobre seus projetosa padronização de metodologiaso controle sobre os cronogramas e o gerenciamento de riscos, entre muitas outras características.

Em um mercado bastante disputado, gerenciar projetos com excelência é primordial para as empresas que querem se tornar mais competitivas, uma vez que trabalhos bem executados trazem como consequência natural, além do retorno financeiro, credibilidade e competitividade.

Grandes empresas utilizam o PMO de várias maneiras, mas uma das práticas mais comuns é torná-lo responsável pela definição dos padrões da gestão de projetos, introduzindo o seu papel à estratégia da empresa.

O que leva o PMO a alcançar bons resultados ?

PMO tem por característica a mudança de cultura empresarial, que incentiva a ampla visão de todo o trabalho que ocorre na organização, além de reduzir a desfragmentação de informação entre as áreas e ajudar a empresa a implementar controles de investimentos e identificar as melhores oportunidades.

A partir de um bom controle sobre os investimentos, é vinculada a execução do projeto, com ênfase nos segmentos que mais preocupam o negócio. Operar dentro das restrições orçamentárias, supervisionar a evolução dos projetos e garantir a entrega fazem com que o PMOalcance os resultados esperados e mostre sua vital importância para a organização.

Com isso, conceitos como o de TI Verde cresce gradativamente, já que a preocupação ambiental é assunto recorrente no dia a dia de todos.

Segundo alguns estudo, a maioria das médias empresas está tomando iniciativas para reduzir o impacto ambiental usando a tecnologia. Mais de 70% das companhias médias brasileiras realizam ou planejam ter projetos de sustentabilidade ambiental, afirma a pesquisa.

O País é um dos que mais contam com iniciativas de virtualização de servidores, tecnologia presente em mais de 65% das empresas. No resto do mundo, aproximadamente dois terços das corporações pretendem utilizar a virtualização nos próximos 12 meses.

Com o apoio da tecnologia, as pequenas e médias empresas passaram a adotar medidas na busca pela sustentabilidade com ganhos econômicos e ambientais, antes seguidas somente por grandes empresas e corporações.

Conheças as soluções da Prime IT e tenha uma empresa mais sustentável e ganhos maisexpressivos.

Últimos Posts

plugins premium WordPress