Por que automatizar seus Testes de Software?

Garantir a qualidade de software é essencial para evitar problemas futuros. Alguns erros e defeitos podem representar prejuízos severos para a empresa, como falhas de segurança, interrupções nas operações ou até mesmo repercussão negativa para a marca nas mídias sociais.

Muitos problemas relacionados a análises descuidadas e defeitos que se repetem mesmo após uma correção, podem ser evitados a partir da automatização dos testes de software. Aproveitar melhor a mão de obra qualificada em atividades mais técnicas e específicas também é um ponto positivo da automatização de teste de software.

Alguns estudos sugerem que a ausência da automatização de testes gera, em média, 7% das correções de defeitos, que em muitos casos acaba gerando outros erros. Os sistemas têm crescido muito, tanto em tamanho quanto em complexidade, assim, uma estratégia de automação implementada apropriadamente ajudará a trazer benefícios ao cliente, produto ou empresa. A automatização de testes se encaixa perfeitamente em um grande número de situações, sendo um importante componente para essa evolução contínua.

A automação de testes pode trazer diversos benefícios para os projetos, quando utilizada de maneira apropriada. Devemos executá-la de forma incremental, ou seja, analisando quais testes automatizados trarão maior benefício para o produto. Cada projeto deve ser analisado para avaliar se os testes serão ou não automatizados e qual o ganho utilizando a automação. Por exemplo, em um projeto pequeno, com funcionalidades simples e que tenham pouco tempo de desenvolvimento, não há necessidade de automação.

De forma geral, a automação de testes é recomendada para tarefas repetitivas, projetos longos e que são atualizados com frequência. Por outro lado, para projetos curtos e tarefas mais intelectuais, dinâmicas e que exigem análise do pensamento crítico e lógico devem ser feitos manualmente.

 

Últimos Posts

plugins premium WordPress